Proposta e Avaliação de um MOOC Híbrido para o Desenvolvimento da Escrita Científica

Este artigo foi publicado hoje na revista EaD em Foco, Qualis A2 em Ensino, cujo objeto de estudo – um MOOC para o desenvolvimento da escrita científica direcionado aos alunos do Bacharelado em Ciência da Computação – foi resultado do projeto final da disciplina Tópicos Especiais em Informática Educativa, semestre 2022.2. Agradeço a todos os alunos que se empenharam na construção deste MOOC e, em especial, ao excelente trabalho dos alunos Madalena Queiroz e José Roberto Carvalho, que o aperfeiçoaram e avaliaram sua aplicação híbrida nas configurações tradicionais da sala de aula. ❤

Resumo: A produção textual é uma prática rotineira que exige clareza quanto aos aspectos que envolvem a sua elaboração. No entanto, tem-se percebido dificuldades por parte dos alunos durante a escrita científica, onde a maioria apresenta dúvidas quanto aos gêneros, procedimentos e convenções acadêmicas. A fim de minimizar este problema, neste artigo apresentamos o processo de desenvolvimento, aplicação e avaliação de um MOOC intitulado “Introdução à Pesquisa em Informática”, cuja elaboração baseou-se no modelo ADDIE, tendo sido avaliado nas turmas de Metodologia do Trabalho Científico e de Pesquisa em Computação de um curso de Bacharelado em Ciência da Computação por meio de um estudo de caso. Para a avaliação, utilizou-se o modelo ARCS – que verifica a motivação dos alunos através dos níveis autorrelatados de Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação – e a técnica Affect Grid, que avalia os sentimentos hedônicos despertados durante o curso. Os resultados obtidos mostraram bons níveis de motivação dos alunos em relação ao MOOC e sentimentos hedônicos positivos, indicando uma boa experiência de uso do MOOC.

Seguindo a política de Ciência Aberta (Open Science), todos os materiais instrucionais deste curso encontram-se disponíveis para livre utilização aqui.