Aprendizagem baseada em Projetos e Scrum para o desenvolvimento de um MOOC

Este artigo foi publicado este mês na Revista de Estudios y Experiencias en Educación (REXE), Qualis A1 em Ensino, fruto da aplicação da Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj), juntamente com o método Scrum, para a criação de um curso de tipo MOOC como projeto final da disciplina de Tópicos Especiais em Informática Educativa, semestre 2022.2. Agradeço ao incrível trabalho dos alunos durante a disciplina, por meio do qual este relato tornou-se possível. ❤

Resumo: O surgimento de novas tecnologias faz com que seja necessário que novas estratégias de ensino sejam incorporadas à sala de aula. Nesse sentido, neste trabalho, relatamos a experiência de uso de uma metodologia de ensino baseada na Aprendizagem Baseada em Projetos em associação com o método Scrum – tradicionalmente utilizado no gerenciamento de projetos de software – em um projeto não-software, um curso MOOC, desenvolvido por alunos da disciplina de Tópicos Especiais em Informática Educativa ao longo de um semestre letivo. Com esta pesquisa, buscou-se compreender a percepção dos alunos sobre o uso desta combinação em sala de aula em termos da contribuição do projeto para sua aprendizagem, dos aspectos positivos e negativos por eles observados e como estes avaliam sua própria atuação e a dos colegas no projeto. Os dados foram coletados por meio de um questionário e avaliados quantitativa e qualitativamente. Os resultados mostram que o projeto foi concluído com sucesso, apresentando cenários promissores em relação ao ganho de aprendizagem percebido pelos alunos, à aquisição de novas experiências e a uma melhor preparação para o mercado de trabalho.