Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos com Ênfase em Competências em Disciplinas de Engenharia de Software

Olá pessoal,

Este capítulo foi publicado essa semana no livro “Pesquisa em Ensino de Física e Engenharias: da Formação de Professores às Práticas Efetivas” e corresponde a mais uma coletânea de artigos de professores e estudantes do Doutorado Acadêmico em Ensino RENOEN (Rede Nordeste de Ensino). O livro oferece um panorama abrangente desde os fundamentos da aprendizagem baseada em projetos até práticas educativas inovadoras.

Resumo do capítulo: Nos últimos anos têm-se percebido uma lacuna entre o ensino nas universidades e as necessidades da indústria em relação à formação dos futuros profissionais de áreas relacionadas à Computação. Enquanto por um lado, as aulas possuem um denso conteúdo teórico-conceitual e são apresentadas de forma expositiva, por outro lado a falta de experiências realistas torna desafiador para os alunos adquirir habilidades básicas necessárias para a colaboração no desenvolvimento de projetos de software. Como consequência, estas áreas apresentam um percentual elevado de evasão estudantil, enquanto o déficit de profissionais em tecnologia já é expressivo e preocupante. Este capítulo tem como objetivo apresentar a metodologia de aprendizagem baseada em projetos no contexto de disciplinas de Engenharia de Software como forma de aproximar teoria e prática, através do engajamento do aluno em projetos realistas que contribuam para sua permanência e êxito durante a graduação e para seu futuro sucesso profissional. Para tanto, são apresentadas iniciativas bem-sucedidas de aplicação desta metodologia, considerando os processos, as etapas de desenvolvimento e os artefatos de software em contextos que simulam o ambiente industrial. Os resultados obtidos sugerem ser esta uma metodologia promissora – tanto do ponto de visto do ensino como da aprendizagem – para futuros engenheiros de software.