Um Estudo Bibliométrico sobre o Uso da Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino de Engenharia de Software

Bom dia pessoal,

Este capítulo foi publicado hoje no livro “Educação, Ensino e Formação Docente: Tendências Atuais“, que corresponde a uma coletânea de diversos artigos científicos de professores e estudantes do Doutorado Acadêmico em Ensino RENOEN (Rede Nordeste de Ensino), polo IFCE. Esses artigos foram escritos por autores com diversos percursos acadêmicos, oriundos das mais distintas formações em Ciências, Matemática, Física e Engenharias.

Resumo do capítulo: A Engenharia de Software (ES) é uma área do conhecimento que trata da aplicação de abordagens sistemáticas, disciplinadas e quantificáveis para desenvolver, operar, manter e evoluir software. No processo de ensino-aprendizagem tradicional de ES, o professor apresenta o assunto a ser estudado, geralmente por meio de palestras com um denso conteúdo teórico-conceitual, com aulas expositivas e leituras complementares. No entanto, a natureza fundamentalmente prática da ES, na maioria das vezes, entra em confronto com a maneira predominantemente teórica com que se dá o ensino nesta disciplina. Nesse contexto, alternativas e metodologias de ensino, classificadas como “metodologias ativas”, têm surgido obtendo-se, como resultado, o desenvolvimento de competências e o interesse dos alunos pelo processo de aprendizagem. Essas atividades valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências. Em ES, a metodologia ativa mais utilizada é a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) que tem, como uma das suas maiores vantagens, criar um ambiente de aprendizado empolgante, real e adaptado, estimulando a motivação e o engajamento dos estudantes, características que são dificilmente encontradas no ambiente tradicional de ensino. Devido a estes fatores, torna-se necessário conhecer detalhes sobre as práticas relacionadas às aplicações de tal abordagem em ES, o que aponta para a necessidade de uma revisão de literatura que possa trazer à tona os autores e os principais artigos e periódicos em torno deste tema. Sendo assim, este estudo tem como objetivo realizar uma análise bibliométrica sobre a abordagem ABPj em ES e uma classificação da literatura dos últimos dez anos, buscando-se obter uma visão mais precisa do impacto e relevância deste tema, bem como identificar direções de pesquisas futuras.