Olá pessoal,
Este capítulo foi publicado essa semana no livro “Pesquisa em Ensino de Física e Engenharias: da Formação de Professores às Práticas Efetivas” e corresponde a mais uma coletânea de artigos de professores e estudantes do Doutorado Acadêmico em Ensino RENOEN (Rede Nordeste de Ensino). O livro oferece um panorama abrangente desde os fundamentos da aprendizagem baseada em projetos até práticas educativas inovadoras.
Resumo do capítulo: Nos últimos anos têm-se percebido uma lacuna entre o ensino nas universidades e as necessidades da indústria em relação à formação dos futuros profissionais de áreas relacionadas à Computação. Enquanto por um lado, as aulas possuem um denso conteúdo teórico-conceitual e são apresentadas de forma expositiva, por outro lado a falta de experiências realistas torna desafiador para os alunos adquirir habilidades básicas necessárias para a colaboração no desenvolvimento de projetos de software. Como consequência, estas áreas apresentam um percentual elevado de evasão estudantil, enquanto o déficit de profissionais em tecnologia já é expressivo e preocupante. Este capítulo tem como objetivo apresentar a metodologia de aprendizagem baseada em projetos no contexto de disciplinas de Engenharia de Software como forma de aproximar teoria e prática, através do engajamento do aluno em projetos realistas que contribuam para sua permanência e êxito durante a graduação e para seu futuro sucesso profissional. Para tanto, são apresentadas iniciativas bem-sucedidas de aplicação desta metodologia, considerando os processos, as etapas de desenvolvimento e os artefatos de software em contextos que simulam o ambiente industrial. Os resultados obtidos sugerem ser esta uma metodologia promissora – tanto do ponto de vista do ensino como da aprendizagem – para futuros engenheiros de software.
Texto completo do capítulo: PDF, DOI
Solenidade de lançamento: