Boa tarde, pessoal! Hoje tivemos as defesas de TCC2 da Thainara Marques e do João Paulo Albuquerque! Resumo: Os estilos de aprendizagem têm sido amplamente citados na literatura, referindo-se à forma com que os estudantes recebem e processam informações durante o seu processo de aprendizagem. Entre os estilos mais
Panorama do consumo de orgânicos
Olá pessoal, Este relatório técnico foi publicado essa semana, tendo sido desenvolvido em parceria com a Ibiterra Soluções Agroambientais, de Tianguá-CE. Seguindo a metodologia Lean Startup, este trabalho servirá como base para o desenvolvimento de sistemas mobile e web com vistas a impulsionar a produção e consumo de alimentos
e-TCC registrado
Bom dia pessoal, No dia 28/05/2024 recebemos o certificado do registro de software do e-TCC junto ao INPI. Este software é resultante do TCC do João Paulo Lima de Albuquerque, cuja defesa está prevista ainda para esse semestre! Parabéns João Paulo pelo desenvolvimento desta excelente ferramenta! ❤ O e-TCC
Defesa de Qualificação – Doutorado RENOEN
Hoje foi dia de Defesa de Qualificação do Doutorado RENOEN. Resumo do projeto de tese: Nos últimos anos tem-se percebido uma lacuna entre o ensino nas universidades e as necessidades da indústria em relação à formação dos futuros profissionais de áreas relacionadas à Computação. Enquanto por um lado, as
Evento Revista Devas – Perfil Conceitual da Mulher Cientista
Hoje tivemos a satisfação de ter um evento organizado pela profa. Suelem Maquiné Rodrigues, umas das pesquisadoras colaboradoras do Projeto Lua e editora-chefe da Revista Devas, sobre o Perfil Conceitual da Mulher Cientista. Segue abaixo uma explanação da profa. Suelem sobre este evento: “O Evento teve como objetivo a
Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos com Ênfase em Competências em Disciplinas de Engenharia de Software
Olá pessoal, Este capítulo foi publicado essa semana no livro “Pesquisa em Ensino de Física e Engenharias: da Formação de Professores às Práticas Efetivas” e corresponde a mais uma coletânea de artigos de professores e estudantes do Doutorado Acadêmico em Ensino RENOEN (Rede Nordeste de Ensino). O livro oferece
Um Estudo Bibliométrico sobre o Uso da Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino de Engenharia de Software
Bom dia pessoal, Este capítulo foi publicado hoje no livro “Educação, Ensino e Formação Docente: Tendências Atuais“, que corresponde a uma coletânea de diversos artigos científicos de professores e estudantes do Doutorado Acadêmico em Ensino RENOEN (Rede Nordeste de Ensino), polo IFCE. Esses artigos foram escritos por autores com
Proposta e Avaliação de um MOOC Híbrido para o Desenvolvimento da Escrita Científica
Este artigo foi publicado hoje na revista EaD em Foco, Qualis A2 em Ensino, cujo objeto de estudo – um MOOC para o desenvolvimento da escrita científica direcionado aos alunos do Bacharelado em Ciência da Computação – foi resultado do projeto final da disciplina Tópicos Especiais em Informática Educativa,
Aprendizagem baseada em Projetos e Scrum para o desenvolvimento de um MOOC
Este artigo foi publicado este mês na Revista de Estudios y Experiencias en Educación (REXE), Qualis A1 em Ensino, fruto da aplicação da Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj), juntamente com o método Scrum, para a criação de um curso de tipo MOOC como projeto final da disciplina
Projeto Lua no Encontro Regional do Meninas Digitais
Olá pessoal, É com grande alegria que as coordenadoras do Projeto Lua (profa. Raquel Silveira e eu) estivemos presentes no encontro regional online do Meninas Digitais, um programa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O objetivo deste programa é divulgar a área de Computação e suas tecnologias a meninas