CIPI: um MOOC de Introdução à Pesquisa em Informática

Um MOOC de Introdução à Pesquisa em Informática

Publicamos este capítulo recentemente no livro Do Ensino de Computação à Engenharia de Software: Métodos, Técnicas e Ferramentas. Tal obra corresponde a uma coletânea de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso do IFCE, campus Tianguá. O capítulo em questão apresenta um curso MOOC de introdução à pesquisa em informática, conforme o resumo a seguir.

Resumo do capítulo

A escrita acadêmica é uma área de interesse que engloba obstáculos variados, a depender do contexto de cada indivíduo. Durante esta prática, os alunos costumam enfrentar desafios na percepção e na elaboração de relatórios científicos. Além disso, as restrições de tempo e a carga horária acadêmica também impactam negativamente no exercício deste tipo de escrita, principalmente nos anos finais da graduação.

Para evitar tais cenários, faz-se necessário a obtenção de uma compreensão clara dos aspectos metodológicos envolvidos e buscar o desenvolvimento da habilidade de escrita científica. No contexto do ensino superior, os cursos de tipo MOOC (Massive Open Online Course) se destacam, de uma forma geral, como uma solução inovadora, acessível e flexível.

Sendo assim, a proposta deste capítulo é utilizar tal solução também para a disseminação de conhecimentos e técnicas referentes à redação científica. Nesse sentido, um MOOC voltado para a introdução à pesquisa científica pode transmitir métodos e técnicas que tornem a redação de textos científicos mais eficiente e produtiva. Isso pode facilitar consideravelmente a trajetória acadêmica dos discentes.

Diante do exposto, apresentamos o MOOC intitulado “Curso de Introdução à Pesquisa em Informática” (CIPI). Este MOOC foi desenvolvido para ensinar técnicas de escrita científica aos estudantes de um curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFCE, campus Tianguá.

Seu conteúdo programático abrange tópicos como normas técnicas, a escolha do tema, desenvolvimento do problema e objetivos, delimitação do método científico, dicas para a escrita do referencial teórico, formas de realizar a análise dos dados. Além disso, dá diretrizes claras para a escrita de diversas seções como o resumo, a introdução e as considerações finais, incluindo-se estratégias para aumentar a criatividade no processo de pesquisa.

Texto completo do capítulo

Agradecimentos

Os autores agradecem a todos os alunos da disciplina de Tópicos Especiais em Informática Educativa, semestre 2022.2. Estes contribuíram para a criação e produção de todos os materiais didáticos presentes no CIPI, como parte de um projeto da disciplina. ❤️