Um MOOC de Pensamento Computacional para Alunas do Ensino Médio

Um MOOC de Pensamento Computacional para Alunas do Ensino Médio

Publicamos este capítulo recentemente no livro Do Ensino de Computação à Engenharia de Software: Métodos, Técnicas e Ferramentas, que corresponde a uma coletânea de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso do IFCE, campus Tianguá. O capítulo em questão apresenta um MOOC de Pensamento Computacional para alunas do ensino médio, conforme o resumo a seguir.

Resumo do capítulo

O pensamento computacional emergiu como uma habilidade fundamental no cenário educacional contemporâneo. Isso reflete a crescente demanda por competências tecnológicas em diversas áreas do conhecimento e as mudanças no modo como os estudantes abordam os problemas. No ensino médio, a introdução de disciplinas focadas nesta habilidade pode proporcionar aos alunos ferramentas poderosas para lidar com problemas complexos, estimulando assim o raciocínio lógico e a criatividade.

Com o uso da tecnologia educacional em combinação com metodologias ativas de ensino, pode-se integrar o pensamento computacional no processo pedagógico de maneira interativa. Isso proporciona um ambiente de aprendizagem dinâmico e adaptável às necessidades contemporâneas. Nesse sentido, os Massive Open Online Courses (MOOCs) representam uma plataforma ideal para a disseminação do pensamento computacional entre os estudantes do ensino médio, oferecendo um ambiente flexível e acessível para a sua aprendizagem.

Sendo assim, o presente capítulo tem como objetivo apresentar um MOOC de pensamento computacional desenvolvido segundo o modelo de design instrucional ADDIE. Esta sigla corresponde a um acrônimo para Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation (em português Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação). O público-alvo do referido MOOC constitui-se especificamente por alunas do ensino médio, com o objetivo de auxiliá-las na resolução de problemas, uma habilidade diretamente relacionada ao pensamento computacional.

Adicionalmente, visamos com este MOOC o desenvolvimento do raciocínio lógico nos quatro pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo. Estes pilares são exercitados por meio de situações do dia-a-dia das alunas e por meio da prática de questões do desafio Bebras. Este consiste em um concurso internacional cuja finalidade é testar o nível de desenvolvimento de habilidades do PC.

Texto completo do capítulo: