Este artigo foi publicado hoje na revista Ensino e Tecnologia em Revista, Qualis A4 em Ensino e Computação, cujo objeto de estudo – um podcast, intitulado IFCast, para apoio ao desenvolvimento da escrita científica direcionado aos alunos do Bacharelado em Ciência da Computação – foi resultado do projeto final da disciplina Tópicos Especiais em Informática Educativa, semestre 2022.2. Agradeço a todos os alunos que se empenharam na construção deste podcast e, em especial, ao excelente trabalho dos alunos produtores João Pedro dos Santos Silva, Jonas Pereira da Silva, José Gerardo Araújo Júnior e Marcelo Aguiar Portela, que realmente se dedicaram para que toda a série saísse com excelente qualidade. ❤
Resumo: O processo de escrita científica possui grande importância nas instituições de ensino superior. No entanto, em geral, os graduandos apresentam significativa inexperiência quanto aos gêneros, procedimentos e convenções acadêmicas, o que faz com que intervenções pedagógicas sejam necessárias para o desenvolvimento desta habilidade. Neste trabalho, propomos um podcast como uma ferramenta educacional para apoio ao desenvolvimento da escrita científica entre os estudantes de um Bacharelado em Ciência da Computação. Este podcast educacional foi produzido utilizando-se a metodologia de aprendizagem baseada em projetos e foi avaliado por meio de um estudo de caso. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi analisar as potencialidades e limitações deste podcast, buscando entender a percepção dos estudantes que atuaram como produtores quanto à sua contribuição, assim como coletar e analisar a opinião dos ouvintes. Como resultado, obteve-se que o podcast produzido atendeu às expectativas dos ouvintes quanto ao acesso e uso, design e estrutura, adequação ao conteúdo e valor percebido como auxílio à aprendizagem, bem como resultou em uma experiência acadêmica satisfatória para os alunos envolvidos em sua produção.