Boa tarde, pessoal!
Hoje tivemos as defesas de TCC2 da Thainara Marques e do João Paulo Albuquerque!
Resumo: Os estilos de aprendizagem têm sido amplamente citados na literatura, referindo-se à forma com que os estudantes recebem e processam informações durante o seu processo de aprendizagem. Entre os estilos mais utilizados está o modelo VARK, que categoriza os indivíduos quanto às suas preferências levando-se em conta quatro modalidades principais: Visual, Auditivo, Leitura/Escrita e Cinestésico. Apesar da popularidade deste modelo, há uma lacuna nos estudos quanto à avaliação de sua influência no contexto do ensino técnico e híbrido, com vistas à personalização das estratégias de ensino. Neste sentido, este estudo apresenta a caracterização, quanto aos estilos VARK, dos estudantes matriculados em um curso de tipo MOOC de Pensamento Computacional, aplicado de forma híbrida em uma disciplina introdutória de programação no ensino técnico. Além disso, investiga-se a relação entre estes estilos e variáveis como o desempenho acadêmico, o gênero e a idade dos estudantes. Os resultados mostram que a maioria dos alunos apresenta o estilo Cinestésico mas que, estatisticamente, não há associação entre o VARK e as variáveis de interesse, o que indica que não se pode afirmar que tais estilos sejam determinantes quanto às habilidades dos alunos ou ao seu desempenho acadêmico.
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma fase crítica na formação acadêmica dos estudantes, apresentando desafios como a escolha do tema, a busca por um orientador e a organização das etapas de desenvolvimento. A falta de uma ferramenta unificada para o apoio e gerenciamento desse tipo de trabalho pode causar atrasos, desmotivação e até a desistência do projeto. Para enfrentar esses desafios, desenvolveu-se o e-TCC, uma plataforma web simples e intuitiva que utiliza o Design System (DS) do Governo Federal como padrão de interface. Esta ferramenta oferece diversas funcionalidades voltadas para tornar o processo de desenvolvimento de TCCs mais simples e eficiente. Avaliado por meio de um teste de usabilidade, de um questionário contendo a escala SUS (System Usability Scale) e de perguntas abertas referentes ao uso, obteve-se que o e-TCC foi bem aceito entre professores e alunos: sua interface foi avaliada por estes como excelente, indicando uma boa usabilidade e alto nível de satisfação dos usuários.
Parabéns, pessoal, pelos excelentes trabalhos! Obrigada também aos membros da banca pelas valiosas contribuições! ❤