Hoje foi dia de Defesa de Qualificação do Doutorado RENOEN.
Resumo do projeto de tese: Nos últimos anos tem-se percebido uma lacuna entre o ensino nas universidades e as necessidades da indústria em relação à formação dos futuros profissionais de áreas relacionadas à Computação. Enquanto por um lado, as aulas possuem um denso conteúdo teórico-conceitual e são apresentadas de forma expositiva, por outro lado a falta de experiências realistas torna desafiador para os alunos adquirir habilidades básicas necessárias para a colaboração no desenvolvimento de projetos de software. Como consequência, estas áreas apresentam um percentual elevado de evasão estudantil, enquanto o déficit de profissionais em tecnologia já é expressivo e preocupante. Este projeto de tese tem como objetivo – por meio de uma sequência didática baseada no método EduScrum e com objetivos educacionais bem definidos segundo a taxonomia de Bloom – apresentar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos no contexto de disciplinas de Engenharia de Software. A intenção é aproximar teoria e prática por meio do engajamento do aluno em projetos realistas que contribuam para sua permanência e êxito durante a graduação e para seu futuro sucesso profissional. Para tanto, como metodologia será utilizado um estudo de caso com métodos mistos que coletará, analisará e comparará dados qualitativos e quantitativos. Estes últimos, serão obtidos por meio de um quase-experimento envolvendo duas turmas da disciplina de Engenharia de Software: uma que foi submetida à sequência didática e outra que não, ou seja, que terá apenas as aulas teóricas previstas na disciplina. Com isso, pretende-se avaliar o desempenho e a motivação dos alunos em ambas as turmas, como forma de verificar – segundo variáveis bem definidas – a eficácia da nova metodologia no processo de ensino-aprendizagem.
Aprovada e indo para a próxima etapa! 🤩