Olá pessoal,
Este capítulo foi publicado no livro “Plataforma com acervo progressivo de produtos educacionais tecnológicos“, que aborda o papel das novas tecnologias da informação e da comunicação e sua aplicação em processos educacionais na forma de um acervo progressivo de produtos educacionais e tecnológicos.
Resumo do capítulo: As estatísticas de gênero mostram diferenças significativas na quantidade de mulheres e de homens que concluem cursos de graduação. Segundo o último censo do IBGE, considerando a população feminina entre 25 e 44 anos, 21,5% das mulheres concluíram o ensino superior. Em contrapartida, o percentual de concludentes entre a população masculina dentro da mesma faixa etária foi de 15,6%. A proporção de mulheres e homens nas estatísticas de ingressos, matrículas e concluintes nos cursos superiores, acompanha essa tendência, onde em todos os itens mencionados as mulheres estão em maior número: 55,2% dos ingressos, 57% das matrículas e 61,1% dos concluintes. No entanto, apesar destes resultados, tanto no Brasil como no mundo, o público feminino é minoria nos cursos superiores em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas ou cursos STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics), que englobam também as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Devido a isso, nesse capítulo apresentamos o Projeto LUA, uma ferramenta de incentivo à
permanência e êxito do público discente feminino do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Tianguá.