Projeto LUA: Uma Ferramenta de Incentivo à Permanência e Êxito do Público Discente Feminino em Cursos de Bacharelado em Ciência da Computação

Olá pessoal,

Este capítulo foi publicado no livro “Plataforma com acervo progressivo de produtos educacionais tecnológicos“, que aborda o papel das novas tecnologias da informação e da comunicação e sua aplicação em processos educacionais na forma de um acervo progressivo de produtos educacionais e tecnológicos.

Resumo do capítulo: As estatísticas de gênero mostram diferenças significativas na quantidade de mulheres e de homens que concluem cursos de graduação. Segundo o último censo do IBGE, considerando a população feminina entre 25 e 44 anos, 21,5% das mulheres concluíram o ensino superior. Em contrapartida, o percentual de concludentes entre a população masculina dentro da mesma faixa etária foi de 15,6%. A proporção de mulheres e homens nas estatísticas de ingressos, matrículas e concluintes nos cursos superiores, acompanha essa tendência, onde em todos os itens mencionados as mulheres estão em maior número: 55,2% dos ingressos, 57% das matrículas e 61,1% dos concluintes. No entanto, apesar destes resultados, tanto no Brasil como no mundo, o público feminino é minoria nos cursos superiores em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas ou cursos STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics), que englobam também as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Devido a isso, nesse capítulo apresentamos o Projeto LUA, uma ferramenta de incentivo à
permanência e êxito do público discente feminino do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Tianguá.

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